Versos de Cantar Triste

Ouça Versos de Cantar Triste

 

Foi por uma frase de meu cunhado, Cleto Urrutia, que nasceu esse poema. Eu sempre gostei de músicas tristes (baladas, canções, toadas) e com temas até mesmo depressivos, por vezes (“Oh, pedaço de mim… Oh, metade arrancada de mim-Chico Buarque). Ele tinha preferência por músicas alegres, gaitaços.  A cada vez que me via colocar no toca-fitas (sim, aiko atpr 405, meu primeiro salário – um aiko e um terreno) as minhas canções preferidas ele costumava falar: “… de músicas triste, o diabo anda perto!” – e saía de perto mesmo. Aquela frase dele, embora não mudasse o meu gosto musical, foi martelando a minha mente, me dizendo que aquilo poderia ser o nascedouro de alguns versos. E numa tarde triste de um domingo triste qualquer, em algum outono triste e  chuvoso, eu tive a oportunidade de, na árvore de tristezas que é o mundo, apanhar a letra abaixo: Versos de Cantar triste.

O poema virou uma canção, milongueada, triste como não poderia deixar de ser, através do violão de Renato Mirailh.

 

 

Versos de cantar triste

 

Solito no rancho

Cevei o meu mate

Sorvendo o amargo

Da tua saudade

Bebi da cachaça

Ardente água pura

Tal qual tua imagem

Que hoje é tortura

(que hoje é tortura)

 

Tirei do meu pinho

Plangentes gemidos

Enquanto compunha

Uns versos sentidos

As rimas trazendo

O que disse Tio Cleto:

“… dos cantores tristes

O Diabo anda perto.”

 

Pois venha o diacho

E ouça o meu lamento

Que minha milonga

É só sentimento

Que se aprochegue

Desculpe o desaforo

Mas careço de um ombro

Pra soltar meu choro

(Mas careço de um ombro

Pra soltar meu choro)

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Versos de Cantar Triste

  1. Patricia Ernestina Vargas Paz diz:

    E foi numa noite triste , de uma sexta triste, na hora da necessidade desse ombro do qual o poeta fala que recebi essa canção !

Deixe uma Resposta

